Pensamentos Cotidianos, por André L C Ferreira


Pedaços de afeto – as dedicatórias de um livro

Posted in 14-01-08,cotidianos,pensamentos,termas romanas por andre1979 em janeiro 14, 2008
Tags: , , , ,

Depois de mais um início de semana empolgante, com direito a um trem equipado com sauna, revivendo os tempos clássicos das termas romanas, dou início a mais um texto neste blog. Muito bom dia a quem estiver lendo estas palavras.

Para variar um pouco, falarei sobre as coisas boas da vida e do mundo contemporâneo. – Enganei um bobo na casca do ovo! – Se você acreditou nisso, sinto muito. Estou revoltado com as pessoas, de modo geral. Nunca perdi as esperanças de que, neste mundo de corrupções, violência e de pessoas se aproveitando umas das outras, haveria salvação para a humanidade. Pelo que vejo, isso está longe de acontecer. A seguir explicarei o porquê e creio que o leitor irá concordar comigo. Caso discorde, deixe sua opinião. Adoraria saber.

O que uma pessoa de bem, correta e de boa índole, faria se achasse um livro perdido dentro de uma faculdade? Pensando ser uma dessas pessoas, certamente, eu entregaria para algum funcionário, na esperança de que o dono procuraria seu pertence desaparecido. Contudo, creio que poucas são as pessoas que pensam dessa forma. Ontem, minha namorada e eu perdemos um livro. Enquanto procurávamos por um papel na bolsa dela, esquecemos a obra sobre as catracas da UniNove. Sem brincadeira, o livro ficou à deriva por 5 minutos, o tempo de percebermos que o havíamos esquecido e de voltar à catraca para tentar localizá-lo. Esse foi o tempo de alguma alma, digamos, ordinária, tê-lo encontrado e pensado que era um presente de boas vindas da faculdade a ele.

Quando comprei este livro para ela, algo que ela havia demonstrado desejo de ter, e o dei de presente de natal, não tive a oportunidade de escrever uma dedicatória. O livro veio embalado direto da entregadora (comprei via Internet, R$ 20, bem barato) e não pude abrir a embalagem. Depois da alegria de ganhar o livro, com o brilho nos olhos dignos de uma criança que ganha um brinquedo, meu amor pediu que lhe escrevesse uma dedicatória. Após algumas horas de completa falta de inspiração, desenvolvi uma página dedicando o livro, e meu coração, a ela. Tal ato fez com que o livro tivesse o valor dobrado, em termos sentimentais.

Novamente, se você encontra um livro perdido, sobre a catraca da entrada de uma universidade e leva o dito cujo embora, sem se importar se o dono irá se apresentar e reclamar seus direitos sobre o tal. Se você abre o livro e dá de cara com uma dedicatória como a que fiz, descobre que foi um presente de Natal, possui valor sentimental. Isso não te dá dor na consciência? Remorso? Pelo visto não deu…

Quando estavamos voltando para casa, revoltados, frustrados, revoltados, decepcionados, para não dizer revoltados com o ocorrido, apontamos algumas possibilidades para a falta de dignidade de quem encontrou o presente perdido. A principal delas foi o fato do livro ser uma novidade – O Segredo era o título, uma obra em destaque na mídia. Será que isso é o bastante? Pensamos um pouco mais e concordamos que se o objeto perdido fosse O Crime do Padre Amaro ou algum do Machado de Assis, por exemplo, era bem capaz de ter sido entregue para o segurança ou para o porteiro. Quem se importa com esses livros velhos? Ou com dedicatórias, indicando que o livro tem dono?

De qualquer forma, darei outro livro a ela no fim de semana. A dedicatória, porém, não será a mesma. É impossível repetir as mesmas palavras, com a mesma significação e sentimentos que tinha naquela hora em que tinha a caneta na mão no dia 25. O que fica do que foi escrito é aquilo que ela já se acostumou a ouvir e que pretendo dizer a ela todos os dias da minha vida, sem cansar. Ela já sabe, não é mesmo? Para quem está com este pedaço de carinho que compartilhamos, desejo tudo de bom e que todos seus desejos se realizem. Ou não.

Até o próximo texto!

13 Respostas to 'Pedaços de afeto – as dedicatórias de um livro'

Subscribe to comments with RSS ou TrackBack to 'Pedaços de afeto – as dedicatórias de um livro'.

  1. romahribeiro said,

    O f.d.p. deve ter imaginado que achou o livro por conta da Lei da Atração…

    Mas é estranho, principalmente se considerarmos o fato de que brasileiro não é muito chegado a ler…

    Espero que sua nova dedicatória seja ainda melhor que a primeira. :)

    Beijos!

  2. andre1979 said,

    Talvez ele queira dar para a namorada… já tem até a dedicatória inteligente para ele usar e não precisar pensar, ou seja, dupla economia!! Não gasta no bolso nem nos neurônios…

    Vou caprichar nessa, pode deixar.

    Bjs

  3. Camila Ajonas said,

    Olá André, legal seu blog!!!

    Quanto ao post, acho que a pessoa que encontrou quis descobrir qual é o segredo antes de devolver!!!
    Pense coisas positivas que volta em dobro pra você!!! ;D

    Abraço.

  4. Beth said,

    .

    Tipo assim (com sotaque da Camila), acho que ela sabe demais sobre o “modus pensandu” do meliante… tipo, pedindo pensamento positivo pra quem ela nem conhece e tal… tipo…

    Camila, chega mais, você andou passando em alguma catraca recentemente?

    uahuahuahuah

    .

  5. Li said,

    Ai, Beth…. sempre a mesma… rsrsrs

    Amor, seu texto ficou muito bom!!! Parabéns! Rapaz talentoso este que eu encontrei, heim?!

    Amo-te! SL

  6. Ariane said,

    Olá André, lembra de mim?
    Era sua colega de trabalho na NBO editora…tudo bem?
    Estava eu aqui lendo o seu texto sem saber que era seu…e lendo me lembrei dessa história, daí lembrei que era você que tinha contado, depois percebi que esse texto era seu mesmo…mto bom e concordo com você está certissimo!

    Abs

    Ariane

  7. Evelyn said,

    Bom, estava eu procurando modelos de dedicatórias pra me inspirar, no google, e ele me levou ao seu blog… Sabia que não era o que eu procurava, mas comecei a ler e, putz, eu ficaria com muita raiva se isso acontecesse comigo… Principalmente por causa da importância sentimental!!!
    Mas não podemos controlar os atos das pessoas, né… E, como alguém já disse aí em cima, a próxima dedicatória será ainda melhor!!
    Apesar da importância da dedicatória, mas importante ainda é ela (a sua namorada) saber do sentimento, e tenho certeza que ela sabe!!

    Enfim.. Adorei o texto!!!
    Super Beijos ^^

  8. Isnale Santos Viana said,

    Bom, estava eu procurando modelos de dedicatórias pra me inspirar, no google, e ele me levou ao seu blog… Sabia que não era o que eu procurava, mas comecei a ler e, putz, eu ficaria com muita raiva se isso acontecesse comigo… Principalmente por causa da importância sentimental!!![2]
    mai é isso aee gostei muito de seu textoo
    beijos :D

  9. Jessica said,

    olha…
    nada é por acaso
    vai ver a pessoa estava precisando do livro para um crescimento mental, espiritual…
    coisas do tipo
    e pra fala a verdade
    sou louca por esse livro
    s eu o axasse a uma semana atras, tbm naum o devolveria…
    + ta valendu
    o bom é q sua namorada ja leu o livro
    ja cesceu oq tinha q cresce
    e com relaçao a dedicatoria
    ela sab oq vc senti por ela
    palavras sao inuteis quando s trata d sentimentos…
    xeru

  10. Andressa said,

    Oi André.

    Muito massa seu blog.. amei sua forma de escrever..

    E estou com essa mega dúvida.. o que escrever na dedicatória de um livro que vou presentear alguém..

    Precisava mesmo da sua ajuda!!

    Se puder me manda um e mail.. (é pra amanhã)rs

    Bjos

  11. Ariane said,

    Olá André,

    Adorei seu blog…mt bom msm.
    Comprei um livro para dar de presente de Natal para minha madrinha e outro para minha mãe..Quase todos os dias fico ouvindo elas conversarem sobre esse livro. É um livro de receitas…rsrs…e estou com a mesma dúvida que minha colega aí de cima…rsrs…tbm preciso de ajuda…rsrs

    Bjosssss


  12. [...] Pedaços de afeto – as dedicatórias de um livro janeiro, 2008 11 comentários 4 [...]

  13. Sofia Martins said,

    Eita,pensei q iria encontrar um dedicatoria . Affs..saco. Liga nao,sou chata assim mesmo. :( & :)


Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

