Pensamentos Cotidianos, por André L C Ferreira


Notas sobre cinema e mercado – 15/09/2008

Saudações,

Abaixo estão algumas notas que produzi para a seção Hollywood, revista Ver Video, edição 183 – outubro 2008.

Futuro certo
Depois de lançar mundialmente seu último filme, Hellboy II – O Exército Dourado, o cineasta mexicano Guillermo del Toro assinou contratos com majors mundiais e está com sua agenda lotada até meados de 2017. Além da já anunciada parceria com Peter Jackson para a produção de The Hobbit, que será dividido em dois filmes e contará a história da família Baggins, personagens da trilogia O Senhor dos Anéis, e tem lançamento previsto para 2011. Enquanto isso, del Toro desenvolverá para a Universal quatro projetos, que incluem possíveis refilmagens de clássicos como Frankenstein e Matadouro 5. Os executivos do estúdio também apostam em adaptações de autores de sucesso, como H. P. Lovecraft e Dan Simmons, que já teve sua próxima obra comprada antes mesmo de ser lançada. O livro de Simmons, Drood, tem tudo para ser o primeiro trabalho do cineasta depois da conclusão de suas filmagens na Oceania, sítio de produção de The Hobbit. Rumores indicam que será mais uma produção em ambiente gótico, área em que o mexicano se especializou e desenvolveu grandes trabalhos, como O Labirinto do Fauno e A Espinha do Diabo.

Demonstração de força
Estrela de seriados de televisão como já clássico Um Amor de Família e o atual Samantha Who?, Christina Applegate, depois de passar por uma cirurgia difícil para livrar-se do câncer de mama, fez sua primeira aparição pública em grande estilo na edição deste ano do Emmy Awards®, em 21 de setembro último. A atriz recebeu uma indicação ao prêmio de melhor atriz em um seriado de comédia e afirmou que está livre da doença, para alívio geral dos fãs.

Parceiros reunidos
O cineasta Steven Soderbergh, que recentemente lançou Che, produção que tem como protagonista Benicio Del Toro no papel de Ernesto ‘Che’ Guevara, tem planos de desenvolver a cinebiografia de Liberace, pianista e showman norte-americano, morto em 1987. O projeto ainda não tem data de lançamento ou de início de filmagens, porém, sabe-se que já está agendada com a Warner Bros. e que poderá contar com Michael Douglas no papel principal, re-editando a parceria feita entre o ator e Soderbergh em Traffic (2000). Um outro parceiro de longa data do diretor também está na lista de possíveis reforços: Matt Damon. Estretanto, o prazo para o início das filmagens pode ser um pouco maior do que o esperado, tendo em vista que o diretor-produtor ainda não concluiu seu projeto de filmes independentes, que têm distribuição simultânea para cinemas, televisão e DVD.

Onde os erros não têm vez
O ator Tommy Lee Jones estaria processando a Paramount cobrando cerca de US$ 10 milhões por causa dos lucros gerados pelo filme Onde os Fracos Não Têm Vez. Segundo ele, seu contrato previa uma porcentagem do lucro obtido pelo filme nas bilheterias e a quantia não havia sido paga. Quatro Oscar®, dois Globo de Ouro® e mais de 160 milhões de dólares arrecadados no cinema depois, o filme foi considerado um enorme e inesperado sucesso – o que motivou o ator a entrar com o processo. Contudo, seus advogados não o alertaram sobre falhas em seu contrato que poderiam privá-lo desta soma, itens relativos ao lançamento do filme no home video e à fórmula para determinação do valor do bônus, e os representantes da major não deixaram este erro passar, vencendo a batalha na justiça. Todavia, até o fechamento desta edição, a decisão do caso ainda não havia sido determinada.

Em busca do Oscar®
Na tentativa de conseguir indicações ao Oscar®, a Warner Bros. planeja exibir Batman – O Cavaleiro das Trevas novamente nos cinemas em território norte-americano em janeiro de 2009, mesmo com o lançamento do DVD em dezembro. Segundo executivos da empresa, as negociações com a Imax estão bem encaminhadas. A meta é colocar o filme novamente em evidência durante o período em que os indicados são votados pela Academia. Há a esperança de que a produção receba votos para Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator Coadjuvante, principalmente, além dos prêmios para a produção. Até o fechamento desta edição, The Dark Knight havia faturado cerca de US$ 950 milhões mundialmente.

Distribuição garantida
Com o sucesso que fez durante exibições nos festivais de Veneza, onde ganhou o Leão de Ouro, e de Toronto, The Wrestler gerou um grande leilão entre as distribuidoras para sua estréia mundial nos cinemas. A vencedora foi a Fox Seachlight, que adquiriu os diretos de distribuição do filme pouco depois de sua apresentação no festival canadense. A produção, que tem Darren Aronofsky (Fonte da Vida) na direção e conta com Mickey Rourke (Sin City) como protagonista, ganhou notoriedade depois das críticas positivas que recebeu dos especialistas e do público nos dois eventos internacionais em que foi apresentado. O filme conta a historia de um lutador profissional que, depois de se aposentar, tenta se redimir de erros do passado e voltar aos ringues de luta-livre.

André Cavallini, 11/09/2008

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: