Pensamentos Cotidianos, por André L C Ferreira


Conflitos documentados

As guerras fazem parte da história e são motivo de interesse de diversos documentários, nos mais variados formatos. E muito material interessante está disponível em nosso home entertainment. São várias opções para o varejo e, por que não, para o rental. Confira!

Imagem real da Primeira Guerra Mundial

Conflitos políticos, controle sobre outros territórios e maior poder econômico. Esses são apenas alguns dos motivos que levam países a declararem guerra a seus oponentes. Apesar da violência que assola o mundo em nossos dias, a solução armada parece extrema para a população. Mas nem sempre foi assim. Em tempos mais remotos, o enfrentamento direto ajudou a construir nações e a expandir os domínios de povos mais evoluídos belicamente, contribuindo para avanços não só tecnológicos, mas da medicina, política e do comércio. Chegando mais perto dos tempos atuais, mais especificamente no século 20, as guerras mudaram divisão territorial do planeta e alteraram sua geografia. Esses episódios tristes – e também interessantes – escreveram linhas profundas na História recente e são temas de diversos documentários disponíveis no mercado.

Ora lançados de forma individual, ora em packs incrementados, os documentários sobre guerras cativam uma grande parcela do consumidor. Tanto é verdade que há canais de televisão (por assinatura) que são especializados nisso e há uma vasta gama de programas a respeito do tema. Em DVD, não é diferente. Desde a História Antiga até o recente episódio da Guerra do Vietnã, há muito material disponível no mercado do home entertainment. Com mais força no varejo do que na locação, este tipo de produto já se consolidou nas prateleiras. Afora as produções que exploram as guerras da Antiguidade e da Idade Média, os filmes favoritos do público atualmente são os que trazem como destaque as batalhas mais recentes. A Primeira Guerra Mundial, por exemplo, pode ser vista em dois produtos distintos, mas bastante completos. A Focus Filmes colocou no mercado uma lata promocional, contendo cinco discos individuais, retratando as batalhas da Primeira Guerra em detalhes. A Duetto Editorial lançou uma coleção em fascículos chamada Grandes Dias do Século XX e o primeiro volume é justamente sobre este conflito. O material pode ser encontrado em lojas e em bancas de jornal, na forma de um kit formado por DVD e uma revista. A mesma coleção trará em outros fascículos documentários sobre a Guerra Civil Espanhola (episódio que não possui muito material disponível no Brasil), a Segunda Geurra Mundial (três discos), Êxodo – O Nascimento de Israel, e Budapeste – Comunismo com Tanques, sendo que os dois últimos mostram fatos históricos que culminam em conflitos existentes até hoje.

Caminhando sobre a linha do tempo e parando algumas décadas adiante se encontra o conflito que mais gerou material documental, sem falar em filmes inspirados em fatos reais, a Segunda Guerra Mundial. Como já mencionado anteriormente, a Duetto disponibilizará três discos sobre este evento. Os dois primeiros tratam do acontecido de forma geral e o terceiro traz um documentário especial sobre o famoso ‘Dia D’, o momento em que as forças aliadas desembarcaram na França. Justamente com o mote neste importante dia, a Europa Filmes lança Dia D – Operação Overlord, uma coleção com dois discos retratando a invasão da Normandia e a libertação de Paris. São entrevistas com veteranos de guerra e imagens reais do conflito, mostrando a violência e a crueldade que reinava no campo de batalha.

A Focus Filmes possui uma grande variedade de produtos relacionados à segunda grande guerra. A coleção Marcha Para a Vitória divide-se em três boxes, com cinco DVDs cada, apresentando ao espectador as trajetórias militares da conquista de três grandes cidades: Berlim, Roma e Tóquio. As estruturas militares de dois dos principais envolvidos na Segunda Guerra também ganham latas especiais. As Máquinas da Segunda Guerra Mundial divide-se entre EUA e Alemanha e traz toda a evolução bélica das duas nações durante o conflito. Na mesma linha, também foram lançadas as latas Os Aviões da Segunda Guerra Mundial e Inferno no Pacífico. Considerando todos os danos sociais, econômicos e estruturais por todo o mundo, histórias de superação e lições de vida surgem com o final desta guerra. As vítimas do Holocausto e seus algozes são retratados em um produto chamado Coleção Holocausto e os Crimes da Segunda Guerra. São três volumes, com três discos cada, narrando algumas das piores passagens do período.

Aproximando-se do final do século 20, a Guerra do Vietnã foi um dos momentos mais vergonhosos da Guerra Fria. Algumas das mais cruéis e devastadoras batalhas desta disputa entre EUA e a ex-União Soviética podem ser vistas na lata Batalhas do Vietnã, também da Focus. Tendo como cenário as densas selvas da região, os armamentos e as táticas do exército norte-americano sucumbiram diante do terreno acidentado e da determinação dos habitantes daquela terra. O vexame militar levou os EUA a investir ainda mais em sua indústria bélica. Esse processo de evolução pode ser visto na coleção Força de Ataque (Focus). São três volumes, divididos entre ‘Ar’, ‘Terra’ e ‘Mar’, mostrando o que há de mais moderno em equipamentos de defesa e de ataque, já no século 21. O mercado do sell-thru está muito bem servido de documentários sobre as guerras do passado e já podemos ver conflitos mais recentes, como o ocorrido no Iraque e mostrado em Procedimento Operacional Padrão (Sony), que já está nas locadoras e no varejo. Tudo isso está aí para dar ao consumidor o máximo de opções de entretenimento e cultura. (A. Cavallini)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: