Pensamentos Cotidianos, por André L C Ferreira


Humor e crítica multimídias

Danilo Gentili colhe os frutos do sucesso de seu stand-up ao vivo e lança livro e DVD
Por André Cavallini

Lançamento do livro Politicamente Incorreto (Panda) na Saraiva Megastore do Pátio Paulista

Foto de Marly Pereira

Politicamente Incorreto. Uma autodefinição ou o título de seus mais recentes trabalhos? Essa é a dúvida que fica no ar depois de uma rápida leitura das abas e da sinopse do segundo livro de Danilo Gentili. Mais conhecido por suas entrevistas divertidas e inteligentes no programa Custe o Que Custar, mais conhecido como CQC, que vai ao ar pela Rede Bandeirantes na TV, e por seus shows de comédia stand-up, Gentili inovou no final de 2010 quando teve seu mais novo espetáculo humorístico exibido ao vivo pelo portal UOL e foi visto por mais de um milhão de internautas, fora as centenas de milhares de acesso no YouTube e no próprio UOL posteriormente. O nome do show era justamente Politicamente Incorreto e seu timing para exibição foi minuciosamente planejado – foi ao ar no final de semana de eleições no Brasil.

Contudo, Danilo Gentili decidiu expandir seu novo trabalho e adaptou seu texto para outras mídias, como a literatura e o home vídeo, lançando Politicamente Incorreto na forma de livro, pela Panda Books, e DVD, de forma independente. Para lançar a versão impressa de seu stand-up, Gentili participou de um evento na Saraiva Megastore do Shopping Pátio Paulista, em São Paulo (SP), no início de fevereiro. Muitos fãs e curiosos lotaram a loja, inclusive uma jovem que passou mais de sete horas na fila para ser a primeira a ter seu exemplar autografado por seu ídolo.

Foto de Marly Pereira

Durante o evento de lançamento, Danilo Gentili conversou rapidamente com Ver Video e falou sobre seu recente trabalho chegando ao mercado de forma multimídia.

Ver Video – O que te motivou a escrever um livro baseado no seu show de stand-up e a produzir um DVD? Foi o sucesso do espetáculo ou já era um plano seu lançar ambos?

Danilo Gentili – O que me motivou na verdade foi a possibilidade ter mais um veículo para eu poder me expressar, para as pessoas ouvirem o que eu digo. Penso que no Brasil há muito pouco disso. Os comediantes nos Estados Unidos e na Europa, lugares em que a cultura do stand-up é mais difundida, têm o hábito de transformar seus shows em outros produtos depois, como livros e DVDs, os caras aproveitam como podem seus shows. Claro que é mais uma forma de capitalizar sobre um show que eu escrevi, mas também é outra ferramenta para atingir mais público. Acho que quem escreve para comunicar, tem sempre que achar novas formas de alcançar mais público. Além do livro, que pode ser lido em qualquer lugar, temos também o áudio-livro, que pode ser consumido pelo deficiente visual ou escutado dentro do carro; teremos o DVD, com um material bem completo. Tive muito cuidado para preparar o produto, escolhi bem os Extras – tem vários inéditos. Tudo isso, fora a internet, onde quem quiser pode acessar a qualquer momento, de graça, o show. Eu tentei alcançar todas as mídias possíveis com Politicamente Incorreto.

VV – Qual o conteúdo do livro? É diferente do show que foi visto pela internet no ano passado?

Gentili – O texto do livro é o mesmo que escrevi para o stand-up, mas como o lançamento está acontecendo depois da época das eleições, consegui incluir algumas piadas pós-eleições que não estavam no original.

VV – Você esperava tamanho sucesso? Foram mais de um milhão de acessos para ver sua apresentação no UOL.

Gentili – Eu não esperava, não (risos). Para te falar a verdade, eu nem imaginava que o livro pudesse sair, por causa do seu conteúdo.

VV – Sobre o DVD, como você planeja lançar? Já tem data definida?

Gentili – É um trabalho totalmente independente que estou fazendo com o DVD. A previsão era que estivesse disponível a partir da segunda quinzena de fevereiro. Inicialmente, fizemos duas mil cópias e já tínhamos diversas lojas interessadas em distribuir o produto. Com isso, acredito que o DVD de Politicamente Incorreto esteja nas lojas já no começo de março.

Foto de Marly Pereira

Entrevista publicada na edição 212 da revista Ver Video (março/11).
Foto de Marly Pereira.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: